O site de monitoramento de informações online SimilarWeb promoveu um estudo analisando o volume de tráfego na internet mundial. O Brasil apareceu como o quarto país com maior navegação, perdendo apenas para Estados Unidos, Rússia e China.

O estudo “2020 State of Digital Report” recolheu dados da rede de computadores e dispositivos móveis entre janeiro de 2017 e dezembro 2019.

+ Projeto torna crime o uso de robôs na internet para influenciar eleições
+ Milhares de chineses recorrem à Internet para trabalhar e estudar
+ Moro defende acordo de Brasil e EUA sobre controle de dados na internet

Muito distante dos Estados Unidos, que gerou mais de 322 bilhões de visualizações de páginas mensais em 2019, o Brasil não ficou tão atrás dos outros três países. A Rússia teve 99 bilhões de acessos, a China, 84 bilhões, e o Brasil registrou 75 bilhões.

Reprodução/SimilarWeb

De acordo com o estudo, no entanto, países com baixíssimo tráfego mensal foram os que mais contaram com visitantes únicos.

A República Tcheca é líder na faixa de análise, com 1,2 milhão de tráfego per capita (são 13 bilhões de visualizações gerais no mês), seguida do Canadá com 1,1 milhão (43 bilhões), Holanda (1,06 milhão e 18 bilhões mensais) e Bélgica (1,03 milhão e 11 bilhões).

O relatório indica que mercados assim são mais fáceis de serem expandidos, já que as audiências estão mais abertas às experiências digitais.