18/08/2010 - 21:00
Entre janeiro e maio, a alta nas vendas foi de 55%. De olho na ameaça crescente dos celulares com câmera, as fabricantes oferecem modelos cada vez mais baratos. Houve uma redução de 5% no preço médio da categoria. Em 2010, 69% dos celulares vendidos no Brasil tinham câmera.
Ecos do “AntennaGate”
O engenheiro responsável pelo desenvolvimento do iPhone 4, Mark Papermaster, deixou a Apple na semana passada. A companhia não confirmou se a saída do executivo está relacionada aos problemas com a antena do popular celular da companhia, caso que ficou conhecido como “AntennaGate” na imprensa norte-americana. A falha obrigou a empresa de Steve Jobs a oferecer, em julho, capinhas protetoras gratuitamente para os usuários que tinham problema com a recepção do sinal de seu aparelho.
Prateleira
Galaxy S, da Samsung – Roda o sistema operacional Android, do Google. Tela de 4 polegadas e câmera de 5 megapixels. Conta com Wi-Fi, 3G e GPS. Por R$ 2.399 (desbloqueado)
Vibration, da Maxprint – Caixa de som que funciona por meio de um sistema de propagação de som em superfícies como madeira, vidro e metal. Pode ser utilizada em PCs, notebooks e MP3 players. Por R$ 250
O desafio do Skype
O Skype, empresa que faz chamadas telefônicas pela internet, vai abrir o capital nos Estados Unidos. A companhia espera levantar US$ 100 milhões. Em documentos apresentados à SEC, o xerife do mercado norte-americano, equivalente à CVM no Brasil, a empresa informou que tem uma média de 124 milhões de usuários mensais no mundo. Mas só 8,1 milhões pagam para usar seus serviços.
O tamanho do conhecimento
Você sabe quantos livros diferentes existem no mundo? O Google, que está trabalhando para digitalizar a maior quantidade possível no projeto Google Books, chegou a um número: 130 milhões. Até junho deste ano, a empresa de internet já havia copiado digitalmente 12 milhões deles. Faltam “apenas” 90% deste gigantesco acervo.
Italianos em alta
A TIM Brasil foi a operadora móvel que mais ganhou participação no segundo trimestre de 2010. No período, ela cresceu 0,35%, atingindo 24% do mercado brasileiro de celulares. Mesmo assim, permanece no terceiro lugar. A líder Vivo também aumentou sua participação em 0,12% e chegou a 30,24%. Claro (que perdeu 0,12%) e Oi (caiu 0,33%) são a segunda e quarta empresas do setor, respectivamente, com 25,33% e 20,08%
18 milhões deve ser o número de assinantes de tevê por assinatura no Brasil em 2014, segundo estudo do BTG Pactual. Hoje, é de 8,4 milhões.
Resposta instantânea
Marcus Daniel, diretor de vendas de celular da LG
Qual a importância do Brasil para a companhia?
O Brasil é um dos nossos cinco principais mercados. Todos os produtos apresentados mundialmente são lançados no Brasil. Temos atualmente mais de 24% de participação no segmento de celulares no País, o que nos coloca em terceiro lugar, praticamente empatados com o segundo colocado.
Mas a LG quer ser líder?
Sem dúvida. Nesse mercado as coisas acontecem de forma muito rápida. Neste semestre, com a renovação da nossa linha, queremos consolidar a segunda posição. Para já começar a buscar a liderança.
Qual a estratégia?
Investimos em uma linha diversificada, com cerca de 30 produtos. Atuamos em todas as faixas de preço e categorias, dos mais simples e baratos até os smartphones. Temos investido também em modelos exclusivos para o Brasil, como a linha Dual SIM, com dois chips.
Quais os investimentos?
Temos realizado tradicionalmente o investimento em marca, assim como em promotores para auxiliar o consumidor na sua escolha na hora da compra. Vamos fortalecer essas ações.