Ciência

Brasil anuncia compra de 20 milhões de doses da Covaxin

Brasil anuncia compra de 20 milhões de doses da Covaxin

(3 fev) Funcionária exibe frasco da Covaxin na Índia - AFP

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira a compra de 20 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 Covaxin, produzida pelo laboratório Bharat Biotech.

Os primeiros 8 milhões de doses devem chegar em março e o restante, entre abril e maio. A Anvisa, no entanto, não recebeu um pedido de autorização para o uso emergencial ou definitivo do imunizante, o que é indispensável para o uso do mesmo.

Segundo o comunicado, um contrato foi assinado com o Bharat Biotech e o laboratório brasileiro Precisa Medicamentos, no valor de 1,6 bilhão de reais. A vacina não foi testada no país e gera reticências no setor médico, devido à falta de dados sobre seus testes clínicos.

Mais de 6,1 milhões de pessoas já foram vacinadas no país, o que equivale a menos de 3% do total de habitantes. Apenas 1,6 milhão receberam a segunda dose. Estão sendo aplicados os imunizantes AstraZeneca/Oxford e CoronaVac.

Ao superar a marca de 250 mil mortos pela pandemia, o Brasil completou hoje um ano do primeiro caso confirmado de Covid-19 em território nacional. Com 10,3 milhões de casos, o país é o terceiro em número de infectados e o segundo em números absolutos de óbitos.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel