O Bradesco, a Caixa e o Santander foram as instituições com maior índice de reclamações, por parte dos clientes, no segundo semestre do ano passado. O ranking foi publicado nesta segunda-feira, 23, pelo Banco Central e considera instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes.

No topo da lista está o Bradesco, com índice de reclamações de 58,59. Neste caso, são consideradas todas as instituições que fazem parte do conglomerado, como o próprio banco Bradesco, o banco Alvorada e o Bradesco Cartões, entre outras.

Pela metodologia do BC, o índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número total de clientes do banco e multiplicado por um fator fixo (1.000.000). No caso do Bradesco, foram 5.443 reclamações consideradas procedentes de julho a dezembro, numa base total de 92.899.327 clientes.

Na segunda posição entre as instituições que foram alvo de reclamações aparece a Caixa, com índice de 50,24 no segundo semestre (4.139 reclamações procedentes e 82.371.204 clientes). Na terceira posição do ranking está o Santander, com índice de 45,20, resultado de 1.661 reclamações procedentes numa base de 36.744.003 clientes. Nestes casos, também são consideradas as reclamações feitas contra todos os ramos dos conglomerados.

Na sequência do ranking, ainda considerando os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes, aparecem Itaú (índice de 38,39 no semestre), Banco do Brasil (33,65), Banrisul (27,06), Votorantim (18,07), Midway (3,75), Pernambucanas (1,18) e Banco do Nordeste (0,17).

O ranking semestral divulgado hoje leva em conta mudanças de metodologia na forma da organização das instituições, anunciadas em setembro do ano passado. A base de clientes para formulação do ranking passou a contemplar operações iguais ou superiores a R$ 200. Antes, a base era de R$ 1 mil. Ao mesmo tempo, as instituições foram organizadas conforme o parâmetro mínimo de 4 milhões de clientes.

Com isso, instituições como BMG e Banco Pan, que figuravam no ranking antigo, passaram a aparecer em outro ranking, de instituições com menos de 4 milhões de clientes. Neste caso, a liderança do segundo semestre de 2016 é do Safra, com índice de reclamações de 335,53.

Depois aparecem Intermedium (213,48), Pan (205,33), Daycoval (168,86), Paraná Banco (164,73), Agiplan (160,14), BMG (149,32), CCB (137,48), BNP Paribas (92,04), Citibank (75,82), BRB (71,35), Banco do Estado de Sergipe (48,82), Porto Seguro (40,01), Mercantil do Brasil (39,39) e Banco CSF (17,04).

Reclamações

Entre os assuntos que mais motivam reclamações por parte dos clientes no segundo semestre do ano passado, o campeão é o item “outras irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços”. Ao todo, de acordo com o BC, este assunto gerou 2.356 reclamações com indícios de descumprimento das regras em vigor.

Na sequência dos assuntos mais reclamados aparecem “oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada” (2.300 reclamações) e, em seguida, “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito” (1.947 reclamações).