A Bracell, do grupo Royal Golden Eagle (RGE), de Cingapura, contratou a consultoria finlandesa Pöyry para a execução da montagem eletromecânica responsável pela interligação de processos, conhecida como BOP (sigla em inglês para Balance of Plant) do Projeto Star, que envolve a expansão da planta da companhia em Lençóis Paulista (SP). O valor do contrato não foi divulgado.

O acordo, na modalidade EPCM (Engineering, Procurement, Construction Management), inclui as interligações entre todas as áreas de processo, os turbogeradores e sistemas de distribuição de vapor, a central de resfriamento de água e outros sistemas complementares.

A obra, com investimento estimado em R$ 7 bilhões, ampliará produção de celulose da Bracell dos atuais 250 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas por ano. A conclusão do projeto está prevista para 2021.

Em comunicado, a consultoria recorda que esta envolvida com o Projeto Star desde o seu início e foi responsável pelo estudo conceitual, pelo suporte ao licenciamento ambiental, pela engenharia básica e engenharia detalhada de infraestrutura do site e projeto de duplicação da estrada de acesso.

A Bracell é resultado da combinação entre a Bahia Specialty Cellulose (BSC), de Camaçari (BA), e a Lwarcel Celulose, de Lençóis Paulista, adquirida em agosto de 2018 pelo Grupo RGE.