A BR Distribuidora implantou uma Torre de Controle de Eficiência Logística e de Segurança e Meio Ambiente, que funciona como uma central de integração e inteligência para aumentar a eficiência da cadeia produtiva. Com isso, espera melhorar as etapas de planejamento, processos, execução, métricas e correção de desvios em tempo real. A expectativa, a partir da implantação dessa tecnologia, é gerar uma economia de cerca de R$ 95 milhões.

“Para efeito de comparação, podemos relacionar a torre de controle logístico a uma torre de aeroporto. Assim como o controle sobre aviões e helicópteros começa antes mesmo do embarque, a TCL busca garantir disciplina operacional e boa execução do trabalho”, afirma Aurélio Souza, Gerente Sênior de Planejamento Logístico na BR Distribuidora.

Em nota, a empresa cita algumas soluções que passará a ter com o uso da tecnologia, como simulação de cenários de demanda e suprimento por meio da otimização de algoritmos; localização de alternativas eficientes de fornecedores; e redução de tempo de carga e descarga.