A empresa de tecnologia Boston Dynamics anunciou, ontem (16), o início da comercialização do seu cão robô por US$ 74.500 (aproximadamente R$ 391 mil na cotação de hoje, 17). A marca ficou famosa por construir robôs com alta mobilidade. O Spot chegou a ser usado na triagem de casos da Covid-19 em parques nos Estados Unidos.

Os robôs estavam anteriormente disponíveis ao público por meio de aluguel. Agora, é possível comprar o cachorro pelo site da empresa. Ele está disponível apenas para os EUA e a encomenda deve demorar até oito semanas para ser enviada, de acordo com o site Mashable.

No site, a empresa destaca que o Spot vem pronto para uso, mas que ele pode ser personalizado para vários aplicativos.

+ Robôs: aliados na crise de saúde, inimigos depois? 

O equipamento ganhou ainda mais destaque após a série Black Mirror apresentar um episódio, praticamente exclusivo, sobre um cão robô muito parecido com o Spot. No caso, o episódio Metalhead apresentava o androide caçando pessoas.

O robô quadrúpede é capaz de subir escadas, transitar por diversos terrenos e carregar pequenos pacotes. Ele pode ser operado de forma remota ou autônoma.

Segundo o fundador da Boston Dynamic, Marc Raibert, o Spot é projetado para auxiliar os seres humanos em algumas situações.