O italiano Alberto Bonfiglioli trocou a Itália pelo Brasil na década de 40. Desembarcou aqui com seu especial talento para a boa mesa e os negócios. Ele fundou em Jundiaí, no Estado de São Paulo, a Cica, companhia de alimentos em conserva. Sob a presidência do filho Rodolfo, a Cica tornou-se uma das maiores do setor, mas foi vendida em 1987 para o grupo Ferruzzi. Agora, 60 anos depois dos Bonfiglioli deixarem a Bolonha, a neta Cláudia, de 42 anos, volta à cozinha para tocar o novo desafio da família. Ela inaugura nesta semana o Centro Gastronômico da rede de alimentos Bon Grillê, fundada por Rodolfo há seis anos. É um sofisticado espaço, criado em torno de uma cozinha, que vai unir gastronomia e negócios no bairro de Moema, em São Paulo. ?Vivemos momento de grande alegria na família?, conta Cláudia. ?A venda da Cica foi uma coisa difícil, mas estamos de volta ao mercado com muita esperança.? A rede Bon Grillê fatura hoje R$ 13 milhões com as 30 lojas (12 franqueadas) espalhadas por sete Estados. Mas uma idéia original, posta em prática no ano passado com o incentivo de Cláudia, promete elevar o faturamento para R$ 30 milhões este ano. O grupo passou a vender carnes e peixes, da rede de fast-food, diretamente para supermercados, empresas e restaurantes. O consumidor pode adquiri-los e prepará-los em casa a seu gosto. São vendidas 30 toneladas de carne por mês. Até o fim de agosto, será concluída a importação de 300 toneladas de peixe do Chile, a maior parte é de salmão. ?A venda institucional dos produtos, uma novidade, está crescendo enormemente?, atesta o diretor do grupo, Neil Amereno.

O Centro Gastronômico custou R$ 500 mil e foi idealizado para impulsionar os novos negócios. Adolescente na época em que o elefantinho desenhado por Maurício de Sousa animava a propaganda do extrato de tomate Cica, Cláudia será a gerente do espaço de 400 metros quadrados. Diante do fogão elétrico e das panelas está um pequeno auditório, com 36 poltronas. É o cenário ideal para cursos de gastronomia, demonstração das qualidades dos produtos para executivos dos supermercados e treinamento de funcionários da rede. A cozinha tem ainda circuito de televisão capaz de exibir para a pequena audiência detalhes dos saborosos pratos e uma biblioteca. ?O Centro é a vitrine da empresa?, define Cláudia. ?É a maneira de fazermos um marketing direto dos produtos.? O objetivo é reunir ali clientes do grupo que antes precisavam ir até a companhia em Guarulhos, município da Grande São Paulo, para provar os pratos de carnes grelhadas e peixes.

Formada em Administração de Empresa, Cláudia entrou na rede, presidida por seu pai, como vendedora em 1998. Fez parte da equipe bem-sucedida que ofereceu os produtos diretamente para empresas e supermercados. Um desafio vencido que levou a marca Bon Grillê além dos 2,4 milhões de consumidores ao ano presentes nos balcãos. ?Eu fui promovida?, brinca a gerente Cláudia. ?O meu hobby é cozinhar?, festeja, em meio às panelas do Centro. Ela tem três irmãos, Alberto, Sandra e Silvana. Alberto Bonfiglioli Neto, de 43 anos, é diretor do setor de agropecuária do grupo. A terceira geração dos Bonfiglioli mantém a tradição do gosto pelos negócios e pela boa mesa.