Bonecas pretas representam menos de 10% da categoria de brinquedo no Brasil

A representatividade de pessoas pretas em várias áreas é escassa e não é diferente quando se trata de bonecas, seja nas linhas de produção ou em lojas (Crédito: Pexels)
A representatividade de pessoas pretas em várias áreas é escassa e não é diferente quando se trata de brinquedos. Bonecas pretas são raras, seja nas linhas de produção ou em lojas. É o que diz a terceira edição do levantamento “Cadê Nossa Boneca?”, realizado em agosto pela ONG Avante, da Bahia, que atua com direitos das crianças, com base nos sites de fabricantes e lojas de brinquedos, e divulgado pelo Uol.
O estudo aponta que apenas 6% das bonecas produzidas e 9% das ofertadas em lojas online são pretas. O levantamento identificou neste ano 1.093 modelos de bonecas em 14 sites de fabricantes de brinquedos associados à Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). Entre elas, apenas 70 eram pretas. Das empresas pesquisadas, seis sequer apontavam fabricar esse tipo de produto.
+ Procuradoria defende trainee só para negros da Magazine Luiza: ‘louvável’
+ Programa de estágio da Natura tem 50% das vagas para negros e bolsa de R$ 1.400
Em relação à edição anterior da pesquisa, feita em 2018, houve queda no percentual de bonecas pretas produzidas: elas eram 7% do total há dois anos. Entre as lojas online, houve crescimento: passou de 4% dos modelos colocados à venda em 2018 para 9% neste ano.
Para Ana Marcílio, psicóloga, consultora da Avante e idealizadora da campanha “Cadê Nossa Boneca?”, em entrevista para o Uol, é um erro tratar o tema como se a cor não fizesse diferença.
“Quando a gente dá uma boneca preta a uma criança preta, a gente vê a felicidade, a identificação dela. Mas, se você for para a vitrine de um loja, vai ver bonecas louras. Claro que isso gera um problema de identificação. Não à toa hoje nosso estereótipo da geração é a mulher loura de cabelo esticado”, afirma.
Além de poucas, a psicóloga afirma que, muitas vezes, as bonecas pretas acabam sendo mais caras e dificultam o acesso da população de mais baixa renda a esses brinquedos. “Bonecos de bebês, geralmente, têm o mesmo valor. Mas, quando são bonecas com corpo de mulher, há um diferencial: as bonecas pretas são, em regra, itens de colecionador.”
Veja também
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel
Tópicos
annabelle arlequina boneca bebê reborn boneca annabelle boneca annabelle real boneca bebê reborn boneca blume boneca bratz boneca chiquititas boneca da barbie boneca da luluca boneca da maria clara boneca da xuxa boneca em ingles boneca hairdorables boneca little mommy boneca moana baby boneca moranguinha boneca polly boneca russa nome boneca xuxa bonecas bonecas pretas brinquedos lady bug boneca negras polly pocket boneca pretas representatividade rihappy setor de brinquedos