A Bombril, empresa especializada em produtos de higiene e limpeza, relançou hoje (17) a sua esponja de aço Krespinha. O nome da marca foi associado ao racismo nas redes sociais e a empresa recebeu muitas críticas dos internautas.

O assunto, discutido com a hashtag #BombrilRacista, é o mais comentado do Twitter no Brasil. Os usuários alegam que a relação que a marca faz com o cabelo crespo, comum da população negra, é pejorativa.

Pela definição do adjetivo crespo, que supostamente o nome da esponja está associado, o objeto com tal característica tem superfície áspera, não lisa nem plana, ou rugoso. Também pode ser considerado de textura ondulada, que se assemelha a ondas, frisado ou somente ondulado.

Mas a interpretação dos internautas foi além e vários resgataram uma propaganda da marca, do ano de 1952, que utiliza uma criança negra na divulgação.

O produto foi retirado do site oficial da empresa, mas a marca Krespinha continua sendo listada na biografia da Bombril. Até o fechamento desta reportagem, a empresa não retornou a solicitação de pronunciamento.