Ganham os candidatos Dilma Rousseff e José Serra, que terão mais espaço para o debate. E ganham os eleitores que terão mais tempo para avaliar programas de governo, compromissos públicos e ética. O segundo turno é fundamental para um país que se equivoca ao eleger Tiririca. E, paradoxalmente, acerta ao dar  20 milhões de votos para as propostas verdes de Marina Silva.  O Brasil vive no contraditório. Mas, o povo, no voto, acerta mais do que governos nas indicações.  

 

1 – Negócios

Despedida

 

O CEO mundial do HSBC, Michael Geoghegan, está deixando o banco. O executivo foi presidente do grupo no Brasil por quase dez anos. Estava cotado para ser chairman mundial. A saída de Geoghegan pode afetar as posições diretivas do HSBC no mundo. Seu sucessor será Stuart Gulliver. 

 

8.jpg

 

 

2 – Política

Nova casa

 

O presidente Lula já aprovou o endereço escolhido por assessores para instalar o Instituto Lula. À semelhança do Instituto FHC, Lula vai dar expediente em ampla casa, no bairro do Ibirapuera, em SP. Banqueiros e empresários fizeram doações de R$ 300 mil a R$ 1 milhão para  constituir o instituto do futuro ex-presidente.

 

 

3 – Estratégia 

Desrespeito

 

Assim como a Louis Vuitton, a MAC, mais badalada marca de maquiagem do momento, tem constrangido suas clientes em Miami. Limitou a compra diária em US$ 500 por pessoa. Sem jeito, os vendedores orientam, em off, as clientes a pagar uma parte no cartão e outra em cash. Incompreensível esta estratégia de venda de grandes marcas de dificultar a compra. É, no mínimo, arrogante.

 

 

4 – Futebol

Vai trocar

 

O presidente do Santos Futebol Clube, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, anda muito irritado com a Umbro, indústria britânica responsável pela produção das camisas do time. Além de pagar pouco, a Umbro não distribui adequadamente as camisas de Neymar, Ganso e companhia nas lojas esportivas. Resultado: o Santos vai romper o contrato. 

 

 

5 – Al mare

Pechincha

 

Está à venda o mais sofisticado e caro iate do mundo. Quem pagar a bagatela de 119 milhões de euros leva o luxuoso Alfa Nero, sua piscina de borda infinita, oito megassuítes, sala de festas, heliponto,  jacuzzi e salão de beleza.

 

6.jpg

 

 

6 – Marketing social

No ar

 

A Tetra Pak está investindo R$ 3 milhões em quatro inserções de merchandising na novela Passione, da Rede Globo, para conscientizar seus consumidores sobre a importância da reciclagem de embalagens. As inserções acontecerão em diversos núcleos da trama. Mas o principal garoto-propaganda deverá ser Francisco Cuoco, cujo personagem tem uma empresa de reciclagem.

 

 

7 – Mão de obra

Apagão

 

Julio Serson, presidente do Grupo Serson, puxou o freio de seus empreendimentos no Norte e Nordeste. O motivo? Falta mão de obra. O grupo que entregaria um Hotel Ibis em Porto Velho, Rondônia, em abril de 2011, teve que rever o cronograma. Só conseguirá concluir a obra em outubro e mesmo assim porque vai enviar mão de obra especializada de São Paulo.

 

 

8 – Turismo

Desejada

 

A Colômbia comemora o au-mento de 40% no número de turistas brasileiros que visitam o País. Os destinos mais procurados são Carta-gena, Bogotá e Medellín. 

 

 

9 – Viagem

Malas mil

 

Rimowa, malas de alto padrão, está a todo vapor no Brasil. Desde o início das operações por aqui, em 2008, registrou crescimento médio anual de 30% e vai fechar 2010 com o dobro do faturamento de 2009, 4 milhões de euros. Na mira, a abertura de uma fábrica em São Paulo e novos pontos de vendas no País.

 

5.jpg

 

 

10 – Bike

Pedalando

 

Caloi, sempre discreta, prepara novos produtos e mudanças de estratégia de mercado. Tudo para enfrentar a Houston, sua concorrente piauiense, que anda invadindo seu território no Sudeste do País. A Caloi deve estar mesmo preocupada.  Hoje, a Houston fabrica cerca de 700 mil bicicletas por ano, o mesmo número de unidades da Caloi, que agora tenta se recolocar e retomar seu crescimento. 

 

 

11 – Destino

Tivoli Praia do Forte, Bahia

 

Perfeito para quem quer relaxar. Ótimo para quem quer desfrutar. Assim é o Tivoli Praia do Forte, um pedaço de paraíso no litoral norte da Bahia. Em meio às belezas naturais da região, o hotel oferece completíssimo e eficiente spa. O menu do resort une alta gastronomia internacional com o que a Bahia tem de melhor.  A nova decoração, da talentosa arquiteta Patrícia Anastassiadis, aumentou o conforto e a elegância despojada do Tivoli. Diárias a partir de R$840. www.ecoresort.com.br

 

4.jpg

 

 

12 – Imóveis

Ranking

 

O Distrito Federal lidera o ranking do metro quadrado mais caro do Brasil: R$ 8,8 mil. São Paulo e Rio de Janeiro estão na segunda posição, com o valor de R$ 4,8 mil. Em terceiro, a bela Florianópolis aparece com R$ 4,2 mil por metro quadrado. 

 

 

13 – Objeto de desejo

Doce Niemeyer

 

Um sofisticado chocolate desenhado por Oscar Niemeyer. Este é o novo, e cobiçado, lançamento da família de restaurateurs Aquim, referência da alta gastronomia carioca. Batizado de chocolate Q, a obra de arte em forma de chocolate será vendida em caixa-degustação feita de imbuia, com três barras e 42 pastilhas divididas em seis diferentes tipos de blends.  Poucos terão o privilégio de saborear. Serão produzidas apenas 200 caixas. O preço? R$ 1.580,00.

 

7.jpg

 

 

14 – Entrevista

 

9.jpg

Alessandro Carlucci, presidente da Natura

 

A Natura se mantém na liderança do mercado de cosméticos brasileiro e incrementa os investimentos em suas operações internacionais. Confira na entrevista com Alessandro Carlucci, presidente da Natura.

    

Líderes – O mercado de cosméticos está aquecido no Brasil?

Alessandro Carlucci – A Natura vive um momento bastante positivo no Brasil e em sua área internacional. Estamos num mercado de cosméticos que continua crescendo. Nos últimos 15 anos, esse mercado teve crescimento de dois dígitos. A Natura continua ganhando participação de mercado. 

 

Líderes – A Natura teve o retorno esperado em suas operações internacionais?

AC – Sim.  Estamos no meio de um ciclo bastante importante. Hoje, na área internacional, basicamente na América Latina, nós já temos escala e tamanho suficientes para começar a investir no desenvolvimento de produtos específicos para a região e em um marketing mais localizado, que atenda às especificidades de cada país. Até então, levávamos para lá o que fazíamos no Brasil. Veremos a Natura desenvolvendo ações mais locais em 2011 e 2012.

 

Líderes – A Natura também está mais regionalizada no Brasil?

AC – Há dois anos fizemos uma mudança no modelo de gestão da empresa e criamos unidades regionais que são mini-Naturas no Brasil, divididas por região. Ao mesmo tempo, implantamos unidades de negócios que também são mini-Naturas, mas segmentadas por marcas e categorias. Colocando essas duas unidades para conversar, consigo maximizar os resultados nacionais e o atendimento às necessidades regionais. 

 

 

Aprovado


Exemplo

 

O andamento pacífico das eleições 2010, que levaram mais de 135 milhões de brasileiros às urnas, num belo espetáculo de exercício democrático. Nem os votos tiriricas prejudicaram essas eleições. Agora, é preparar o  voto consciente para o segundo turno.  

 

 

Reprovado


Golpe

 

A tentativa de golpe no Equador para depor o presidente Rafael Correa.  Ao menos 13 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas. Nada justifica um ato de força que interrompa a democracia. 

A incompetência política se combate com o voto. 

 

 

“Triste não é mudar de ideia. Triste é não ter ideia para mudar” Francis Bacon

 

 

Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno Pereira