Giro

Bolsonaro volta a culpar política do “fique em casa” por inflação

Crédito: REUTERS/Adriano Machado

Presidente Jair Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto (Crédito: REUTERS/Adriano Machado )

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – No dia em que foi divulgado que a inflação oficial do país fechou o ano passado acima dos 10%, o presidente Jair Bolsonaro procurou se isentar de responsabilidade e culpou as políticas de restrições de circulação de pessoas adotadas durante a pandemia de coronavírus pela alta generalizada nos preços.



“Lembra do ‘fique em casa, a economia a gente vê depois’? Vocês estão vendo a economia. O cara ficou em casa, apoiou e agora quer me culpar pela inflação”, disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores divulgada nas redes sociais.

+ Brasil tem a quinta maior inflação da América Latina

Segundo o presidente, “o mundo todo” está com o problema da inflação.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Segundo dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2021 com alta de 10,06%, muito acima do limite de 5,25% da meta inflacionária estabelecida pelo Banco Central.

Ainda assim, na conversa com apoiadores, Bolsonaro disse considerar que o Brasil é um dos países que “menos está sofrendo na economia, apesar de ser duro para o povo… perdendo o poder aquisitivo”.


O resultado acumulado no ano passado foi o mais elevado desde 2015, quando o índice fechou a 10,67%. Também ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 9,97% e foi ainda muito superior à alta de 4,52% vista em 2020.

Em carta aberta enviada nesta terça ao ministro da Economia para justificar o descumprimento da meta de inflação em 2021, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o BC tem tomado as devidas providências para que o IPCA atinja as metas estabelecidas para 2022, 2023 e 2024.

Apesar de as projeções de mercado para este ano apontarem estouro do limite superior estabelecido, Campos Neto reforçou que o cumprimento da meta em 2022 segue no foco da autoridade monetária.

Para 2022, a meta de inflação é de 3,50%, com limite máximo de 5,00%. De acordo com o boletim Focus divulgado pelo BC, o mercado espera que a inflação ao consumidor medida pelo IPCA fique em 5,03% neste ano, ligeiramente acima do teto do intervalo de tolerância.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0A11A-BASEIMAGE



Tópicos

2021 acumulado alimentação alta na inflação América Latina Argentina Artigos de residência Avanço da Ômicron bancos centrais bancos projetam Selic BC BC projeção 2021 bebidas boletim Focus boletim focus ipca 2022 Bolsonaro Brasil CARTA CMN Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe como o BC pesquisa no grupo Focus como se mede a inflação semanal coronavírus Cuba dezembro dólar projeção economia mundial economias da América Latina expectativa de crescimento BC 2021 expectativa de crescimento Brasil 2022 expectativa focus expectativas 2021 Banco Central Federal Reserve FMI Focus focus projeção 2021 Fundo Monetário Nacional habitação haiti IBGE IGP-M acumulado IGP-M inflação aluguel IGP-M setembro IGP-M significado IGPM acumulado Índice de Preços ao Consumidor Amplo índice do aluguel setembro inflação inflação 2021 projeção inflação 2021 projeções inflação Brasil 2021 inflação combustíveis energia alimentos inflação do aluguel novembro 2021 inflação do brasil inflação FGV inflação Focus inflação IGP-10 novembro inflação IPC-s acumulado inflação IPC-s julho inflação Ipea inflação mercado inflação oficial novembro inflação oficial setembro inflação para 2022 inflação preços controlados inflação projeção Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IPC-S dezembro IPC-S significado IPCA IPCA 12 meses 202 IPCA INFLAÇÃO 2021 IPCA novembro IPCA novembro 2021 IPCA setembro ipca significado IPCA-15 recorde isolamento social Jair Bolsonaro maior inflação maior inflação da América Latina maior variação mercado projeção 2021 o que é grupo Focus O que é inflação e exemplos? o que é ipca? omicron política monetária preços capitais semana presidente prévia da inflação IPCA-15 setembro projeção dólar 2022 projeção mercado 2022 quais os maiores vilões da inflação no Brasil Quanto está a inflação hoje 2021? queda no PIB focus projeção quem mede a Inflação no Brasil reajuste do aluguel setembro Relatório trimestral de inflação BC dezembro 2021 RTI BC dezembro 2021 Selic focus 2021 Selic focus BC outubro Selic novembro focus Selic projeção taxas de juros teto da meta transportes variante Venezuela vestuário