Geral

Bolsonaro: ‘Tem idiota que diz vai comprar vacina. Só se for na casa da tua mãe’

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

“Alguns governadores queriam direito a comprar vacina e quem iria pagar? Eu! Onde tiver vacina para comprar, nós vamos comprar”, disse Bolsonaro. (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro fez críticas aos pedidos de compra de vacina contra a covid-19 em conversa com apoiadores em Uberlândia (MG).

“Tem idiota que diz ‘vai comprar vacina’. Só se for na casa da tua mãe. Não tem para vender no mundo”, disparou.

O presidente afirmou que editou medidas provisórias para destinar R$ 20 bilhões para compra de vacinas e que, neste mês, 22 milhões de doses devem ser entregues à população.

+ Cientistas brasileiros comprovam infecção simultânea por 2 variantes

Bolsonaro voltou a criticar a medida do Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu a Estados e municípios a decisão sobre isolamento e lockdown.

O presidente caracterizou que a medida deu superpoderes aos chefes de Estado locais e, após mais de 259 mil brasileiros mortos pela doença, ele destacou que “a vida continua”.

Defendeu ainda o veto, dado por ele, no trecho da medida que permitia que Estados comprassem as doses e posteriormente fossem reembolsados pela União.

“Alguns governadores queriam direito a comprar vacina e quem iria pagar? Eu! Onde tiver vacina para comprar, nós vamos comprar”, disse Bolsonaro.

Na ocasião, o chefe do Executivo voltou a defender também o tratamento precoce contra a covid e citou medicamentos sem eficácia comprovada.

Vale destacar que o governo federal resistiu a comprar vacinas contra a covid-19 e chegou a vetar a aquisição da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e hoje usada no programa nacional de imunização.

Além disso, o Ministério da Saúde rejeitou uma oferta de venda da Pfizer feita em setembro do ano passado. Nesta quarta-feira, a Pasta informou que assinou um contrato com o laboratório.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel