Economia

Bolsonaro reafirmou o conceito de responsabilidade fiscal, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que, ao enterrar o Renda Brasil, o presidente Jair Bolsonaro “reafirmou o conceito de responsabilidade fiscal”. Guedes disse que a reação do presidente foi política e correta, pois, segundo ele, as manchetes de todos os jornais fizeram uma conexão errada entre os estudos sobre desindexação de gastos, dentro do PEC do pacto federativo, e o congelamento de gastos previdenciários por dois anos para financiar o Renda Brasil. “O presidente pode desindexar tudo, menos os mais pobres.”



Guedes afirmou que o presidente deu um sinal de que não vai “anabolizar” o Renda Brasil, sendo irresponsável na parte fiscal, em troca de aumento de popularidade. “O presidente disse: Não vou furar o teto e nem tirar dos mais pobres para anabolizar o Renda Brasil. Não há nenhuma tentativa populista de furar o teto.”

O ministro também argumentou, durante palestra em evento online “Painel Tele Brasil 2020”, que a proposta estudada pela equipe econômica é a desindexação de todas as despesas. “Quando se vê que alguém mais vulnerável será atingido, a decisão política é não prosseguir. Vamos descarimbar o dinheiro. “Naturalmente, a classe política dará reajustes para os mais pobres e vulneráveis. Decisão da classe política, como a do presidente, é que a prevalece.”


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?