Maior parte do eleitorado brasileiro, a porção feminina rejeita em larga escala o presidente Jair Bolsonaro, segundo pesquisa Datafolha. Já o ex-presidente Lula é preferido pelas mulheres em todas as classes sociais.

O grosso da base de Bolsonaro é composta por homens; atual presidente é preferência esmagadora entre brancos e ricos, que se distanciam mais do petista.

+ Brasil tem desemprego de 10,5% no tri até abril, diz IBGE

Na pesquisa, feita entre quarta e quinta-feira (26) da semana passada, Lula registrou 48% das intenções de voto gerais no primeiro turno, enquanto Bolsonaro computa 27%. Entre as mulheres, Lula marca 49%, ante 23% do presidente.

No universo da pesquisa, as mulheres correspondem a 53% dos entrevistados, sendo que o grupo familiar com ganho mensal de até dois salários mínimos representa 52% dos entrevistados – o intermediário equivale a 32% e o topo da camada mais rica reúne 11%.

Entre as mulheres de renda inferior, Lula é preferido por 54% enquanto Bolsonaro recebe 20% dos votos; na faixa média, Lula recebe 41% e Bolsonaro 27%; entre as mulheres que recebem acima de cinco salários, Lula é o escolhido de 41%, Bolsonaro 29%.