A pesquisa do Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, mostra que há um empate técnico entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) pela sucessão presidencial no estado de São Paulo. 

O ex-presidente permaneceu com 34% na pesquisa de abril em comparação com fevereiro. Já Bolsonaro subiu de 26% para 30%. Ciro Gomes (PDT) oscilou de 7% para 8% e o ex-governador do estado João Doria (PSDB) foi de 5% para 6%. Simone Tebet (MDB) tem 2% contra 1% na última pesquisa. André Janones (Avante), Felipe D’avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) marcaram 1%. 

+Inflação recente foi surpresa e estamos abertos a analisar cenário, diz Campos Neto

Brancos e Nulos oscilaram 2%, de 11% para 13% e 4% não sabe ou não respondeu, eles eram 2% em fevereiro. Essa foi a primeira pesquisa da série feita sem o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que registrava 11% das intenções de voto. Bolsonaro foi o mais beneficiado pela saída do ex-ministro da disputa, já que foi o único que subiu acima da margem de erro de 3,2% desde a última pesquisa.   

No segundo turno o petista vence nos dois cenários medidos pela pesquisa. Contra Bolsonaro ele marca 47% contra 36% do atual presidente. Contra Doria, a diferença é maior: 48% a 24%. 

A pesquisa ouviu 1000 pessoas por telefone entre os dias 6 e 9 de abril. O nível de confiança é de 95,45% e o número do registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP-06962/2022.