Negócios

Bolsonaro: Conversei com Putin; há chance de comprarmos diesel da Rússia

Crédito: Agência Brasil

Presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 27, que o Brasil pode passar a comprar diesel da Rússia, país que vem passando por um processo de isolamento no cenário internacional (Crédito: Agência Brasil)



O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 27, que o Brasil pode passar a comprar diesel da Rússia, país que vem passando por um processo de isolamento no cenário internacional – com direito à aplicação de sanções – desde a invasão da Ucrânia, ocorrida em fevereiro.

De acordo com Bolsonaro, a possibilidade da troca comercial foi negociada mais cedo em ligação telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin, antecipada pelo Broadcast Político e posteriormente confirmada pelo ministro de Relações Exteriores, Carlos França.

Bolsonaro: A gente pode passar amanhã o Auxílio Brasil de 400 para 600 reais

“Conversei com o presidente Putin, hoje, da Rússia. Trocas comerciais entre nós. Temos aí a segurança alimentar e a segurança energética. Então, há chance de comprarmos diesel de lá. Fica, com toda certeza, um preço mais em conta”, declarou o presidente a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.




Bolsonaro afirmou ainda que o preço dos combustíveis pode diminuir se o barril do petróleo do tipo Brent no mercado internacional continuar caindo, mas ponderou que é a Petrobras que decide o valor cobrado no País. Hoje, o petróleo Brent, negociado na bolsa de Londres, subiu a US$ 110,98 o barril. “O que a gente precisa? Transparência em tudo. É igual hoje, começaram alguns governadores a baixar o ICMS”, acrescentou o chefe do Executivo, em mais uma crítica à política de preços da empresa.

Em resposta à sanção da lei que estabeleceu um teto de 18% para a cobrança do ICMS incidente sobre os combustíveis, governadores começaram hoje a reduzir as alíquotas do imposto em seus Estados. Foi o caso de São Paulo e de Goiás.







Tópicos

3R Petroleum Enauta e PetroReconcavo estão batendo recordes de lucro aramco acionistas aramco Petrobrás tamanho Aramco vende participação aranco vende ações Biden cancela importação de petróleo russo Bolsonaro conversa com Putin sobre comprar petróleo Brasil pode comprar petróleo da rússia estados unidos podem suspender importação petróleo Rússia etróleo commodity rússia EUA importam petróleo da América Latina 2022 fornecimento global de petróleo governo brasileiro estuda congelar preços combustíveis petróleo ucrânia importação de petróleo da américa latina guerra na ucrânia lucro petroleiras brasil 2022 maior listagem aramco petróleo petróleo 120 barril petróleo abaixo 100 barril petróleo arábia saudita petróleo ataque com drones arábia saudita petróleo biden impostos estados petróleo brent recorde petróleo China petróleo como a OPEP controla a produção petróleo esforços baixar preço petróleo guerra ucrânia petróleo impacto mundo 2022 petróleo Índia petróleo maiores companhia petróleo maiores produtores petróleo países produtores Petróleo plano de biden petróleo preço internacional lucro brasil petróleo produção petróleo quem controla preços petróleo reservas estados unidos petróleo reservas opep Petróleo Rússia Brasil petróleo sanções Rússia Petrorio Por que o preço do petróleo está alto preço do diesel brasil produção petróleo Brasil fevereiro produção petróleo brasil março Putin Bolsonaro petróleo quem é o maior produtor de petróleo do mundo? Rússia petróleo américa latina russia produção petróleo ranking Rússia reservas petróleo