Pesquisa divulgada pelo Ipec na segunda-feira (5) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida presidencial, com 44% das intenções de voto (ficando estável ante a última pesquisa), enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 31% (queda de um ponto percentual).

Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto , Simone Tebet (MDB), com 4%, Felipe d’Avila, com 1%e Soraya Thronicke (União Brasil) também com 1%. Os demais candidatos foram citados mas não chegaram a 1% dos votos.

Pesquisa Ipec: Lula tem 52% contra 36% de Bolsonaro no segundo turno

Ipec: Lula mantém 44% contra 31% de Bolsonaro

LULA LIDERA ENTRE ELEITORADO MAIS POBRE E FEMININO

Dados importantes da pesquisa é que Lula lidera com folga entre os mais pobres e entre o eleitorado feminino, e que Bolsonaro perdeu pontos entre os evangélicos, embora ainda lidere entre esses eleitores. O atual presidente também caiu entre o eleitorado feminino.

De acordo com a pesquisa, o petista conta com 50% das intenções de voto de quem recebe benefícios federais (como o Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família), enquanto Bolsonaro tem 27%. Além disso, entre os mais pobres, que têm renda familiar de até um salário mínimo, Lula lidera com 56%, contra apenas 21% de Bolsonaro.

Também entre as mulheres essa relação é observada: Lula tem 45% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro (que perdeu três pontos percentuais nesse eleitorado).

E embora Bolsonaro continue liderando entre os evangélicos, ele perdeu dois pontos percentuais entre este eleitorado, passando a ficar com 46% das intenções de voto. Lula, por sua vez, subiu um ponto percentual, para 27%.

METODOLOGIA

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%