As bolsas europeias operam com viés positivo nesta manhã, depois de exibirem alguma volatilidade mais cedo, ainda influenciadas por dúvidas sobre a capacidade do presidente dos EUA, Donald Trump, de aprovar projetos no Congresso americano.

Nesta quinta-feira, a Câmara dos Representantes deve votar em Washington um projeto de saúde que Trump apresentou com o intuito de substituir o chamado Obamacare.

Trump tem enfrentado dificuldades de obter apoio para o projeto, o que alimenta temores de que o presidente americano encontre obstáculos mais adiante para implementar outros planos, que incluem cortes de impostos e maiores investimentos em infraestrutura.

Investidores na Europa também ficarão atentos a um discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, a partir das 9h45 (de Brasília). Na semana passada, o Fed elevou os juros básicos em 0,25 ponto porcentual, mas reiterou a intenção de efetuar futuros aumentos de forma gradual.

Além disso, continuam no radar os desdobramentos do ataque terrorista lançado ontem em Londres, que deixou três mortos e mais de 40 feridos. A polícia britânica já prendeu ao menos oito pessoas, como parte da investigação sobre o caso.

Na agenda de indicadores, destacaram-se as vendas no varejo do Reino Unido, que subiram 1,4% em fevereiro ante o mês anterior, superando de longe a expectativa dos analistas, de um acréscimo de 0,4%. Em reação ao dado britânico, a libra esterlina chegou a atingir máximas em quatro semanas. Já na Alemanha, o instituto GfK previu que a confiança do consumidor vai diminuir pelo segundo mês consecutivo em abril, devido ao avanço recente da inflação no país.

Às 8h30 (de Brasília), o Bolsa de Londres tinha alta marginal de 0,01%, a de Paris subia 0,21% e a de Frankfurt avançava 0,37%. Entre mercados europeus considerados periféricos, Milão ganhava 0,70%, enquanto Madri tinha valorização de 0,54% e Lisboa, de 0,53%. No mercado de câmbio, a libra se fortalecia a US$ 1,2500, mas o euro seguia direção contrária, cotado a US$ 1,0787. Com informações da Dow Jones Newswires.