Finanças

Bolsas da Ásia: Tóquio fecha em baixa com renúncia de Abe; outros mercados sobem

Crédito: AFP/Arquivos

O índice acionário japonês Nikkei encerrou os negócios em Tóquio em baixa de 1,41%, a 22.882,65 pontos, puxado pela renúncia de Shinzo Abe (Crédito: AFP/Arquivos)

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta sexta-feira, 28, à medida que notícias sobre a renúncia do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, derrubaram a de Tóquio e outros mercados se valorizaram um dia após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, anunciar uma nova estratégia de política monetária.

O índice acionário japonês Nikkei encerrou os negócios de hoje em Tóquio em baixa de 1,41%, a 22.882,65 pontos, após relatos de que Abe renunciaria ao cargo por questões de saúde, o que se confirmou posteriormente. O premiê, que sofre de colite ulcerosa, disse que continuará no posto até um sucessor ser nomeado.

+ Premiê japonês anuncia que vai renunciar por problemas de saúde
+ China expulsa navio de guerra dos EUA de arquipélago sob seu controle

Em outras partes da Ásia, o tom positivo predominou, depois de Powell confirmar na quinta-feira, durante o simpósio de Jackson Hole, que o Fed vai passar a utilizar uma nova política baseada numa taxa de inflação média de 2%, em mais um esforço para ajudar a economia dos EUA a se recuperar do choque do novo coronavírus. A mudança sinaliza que as taxas de juros americanas deverão continuar próximas de zero por um longo período de tempo.

Na China continental, o Xangai Composto subiu 1,60% hoje, a 3.403,81 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 1,97%, a 2.305,62 pontos, num dia de bom desempenho de ações ligadas a turismo, eletrodomésticos e alimentação.

Também ficaram no azul o sul-coreano Kospi, que se valorizou 0,40% em Seul, a 2.353,80 pontos, e o Hang Seng, que registrou alta de 0,56% em Hong Kong, a 25.422,06 pontos. Por outro lado, o Taiex recuou 0,53% em Taiwan, a 12.728,85 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana teve um pregão negativo, num momento em que a temporada local de balanços financeiros se aproxima do fim. O S&P/ASX 200 teve queda de 0,86% em Sydney, a 6.073,80 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires).

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?