Finanças

Bolsas da Ásia sobem levemente após OMS avaliar que vírus não é emergência global

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em leve alta nesta sexta-feira, um dia após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que o surto de coronavírus iniciado na China ainda não é uma “emergência global”.

O índice acionário japonês Nikkei subiu 0,13% hoje, a 23.827,18 pontos, graças ao bom desempenho de ações dos setores farmacêutico e imobiliário, e o Hang Seng se recuperou de perdas do começo do pregão e avançou 0,15% em Hong Kong, a 27.949,64 pontos, sustentado por papéis de telecomunicações e de operadoras de cassinos.

Na Oceania, a bolsa da Austrália teve alta apenas marginal de 0,04%, com o S&P/ASX 200 encerrando o dia em Sydney a 7.090,50 pontos.

O tom ligeiramente positivo veio após a relutância da OMS ontem em declarar a epidemia de coronavírus na China como assunto de preocupação internacional. Os dados oficiais mais recentes mostram a que doença já infectou 830 pessoas em território chinês e causou ao menos 25 mortes.

Os mercados da China continental não operaram hoje e vão permanecer fechados até quinta-feira (30), em função do feriado do ano-novo lunar chinês. Já o feriado de ano-novo na Coreia do Sul mantém a Bolsa de Seul fechada hoje e segunda-feira (27). Com informações da Dow Jones Newswires.