Finanças

Bolsas da Ásia fecham mistas, após dado chinês animador e à espera de Powell

Crédito: AFP/Arquivos

Painel mostra índice da Bolsa de Tóquio (Crédito: AFP/Arquivos)

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta quinta-feira, 27, após dados chineses animadores e uma postura mais pessimista do banco central sul-coreano, e também na expectativa para um discurso do presidente do Fed, como é conhecido o BC dos EUA.

Na China, os mercados acionários tiveram um dia positivo após números oficiais mostrarem que o lucro de grandes empresas do setor industrial do país deu um salto anual de 19,6% em julho, ganhando força em relação ao acréscimo de 11,5% visto em junho, em mais uma indicação de que a segunda maior economia do mundo continua se recuperando do impacto do novo coronavírus. O índice Xangai Composto subiu 0,61% hoje, a 3.350,11 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 1,04%, a 2.261,16 pontos.

SEC permite que empresas levantem capital por listagem direta na Bolsa de NY

Bolsa fecha em baixa de 1,46%, aos 100.627,33 pontos, com pressão sobre Guedes

Já o Kospi interrompeu uma sequência de quatro pregões em alta e caiu 1,05%, a 2.344,45 pontos, após o BC sul-coreano (BoK) piorar sua projeção de queda do Produto Interno Bruto (PIB) doméstico este ano, de 0,2% para 1,3%, e manter seu juro básico na mínima histórica de 0,5%. Pesou também nos negócios em Seul o recente aumento de casos de infecção por covid-19 na Coreia do Sul.

Em outras partes da Ásia, prevaleceu um tom de cautela antes do discurso que o presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Jerome Powell, fará mais tarde, durante o simpósio anual de Jackson Hole. Comentários de Powell tendem a gerar reação significativa nos mercados financeiros globais.

O japonês Nikkei recuou 0,35% em Tóquio nesta quinta, a 23.208,86 pontos, enquanto o Hang Seng cedeu 0,83% em Hong Kong, a 25.281,15 pontos, e o Taiex registrou perda de 0,28% em Taiwan, a 12.797,31 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana teve modesta alta, graças ao bom desempenho de ações ligadas a consumo. O S&P/ASX 200 avançou 0,16%, em Sydney, a 6.126,20 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires).

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?