Finanças

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta após discussão comercial EUA-China

Crédito: AFP

Painel de cotação que exibe os preços das ações do Índice Nikkei 225 em Tóquio (Crédito: AFP)

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira (25) após EUA e China apontarem progressos no acordo comercial assinado no começo do ano.

O índice acionário japonês Nikkei subiu 1,35% em Tóquio, a 23.296,77 pontos, impulsionado por ações dos setores imobiliário e financeiro, enquanto o Kospi avançou 1,58% em Seul, a 2.366,73 pontos, também sustentado pela desaceleração de um recente surto de casos de covid-19 na Coreia do Sul, e o Taiex registrou ganho de 0,88% em Taiwan, a 12.758,25 pontos.

+ EUA e China discutem acordo comercial e apontam progressos na execução da fase 1
+ Kremlin diz não entender pressa da Alemanha a concluir que opositor foi envenenado

O apetite por risco ganhou força na Ásia após notícia de que o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, tiveram uma reunião virtual com o vice-premiê da China Liu Hu para discutir a implementação do acordo comercial de “fase 1” que as duas maiores economias do mundo firmaram em janeiro.

Segundo comunicado do escritório de Lighthizer, ambos os lados identificaram avanços e disseram estar comprometidos em tomar os passos necessários para garantir o sucesso do pacto bilateral. No encontro também foi ressaltado o “significativo aumento” de compras de produtos americanos pelos chineses.

Os mercados da China continental, no entanto, apresentaram desempenho misto hoje. O menos abrangente Shenzhen Composto garantiu leve alta de 0,11%, a 2.280,75 pontos, mas o Xangai Composto recuou 0,36%, a 3.373,58 pontos.

O tom foi negativo também em Hong Kong, onde o Hang Seng caiu 0,26%, a 25.486,22 pontos, pressionado por ações de fornecedores de componentes para smartphones.

Já na Oceania, a bolsa australiana seguiu a tendência majoritária da Ásia, e o S&P/ASX 200 avançou 0,52% em Sydney, a 6.161,40 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires).

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?