As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, à espera da retomada de discussões comerciais entre EUA e China nos próximos dias.

Uma delegação de nove autoridades chinesas estará nos EUA na quarta e quinta-feira (22 e 23) para retomar o diálogo sobre as desavenças comerciais entre Pequim e Washington, segundo o The Wall Street Journal. A ideia, diz o jornal americano, é que as conversas desta semana culminem em uma reunião entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, em novembro. O objetivo seria evitar uma espiral de tensões comerciais que deteriore as relações entre americanos e chineses e prejudique ainda mais os mercados globais.

Nos últimos meses, EUA e China impuseram tarifas a bilhões de dólares em importações um do outro por divergirem obre desequilíbrios na balança comercial bilateral, que é notavelmente favorável a Pequim. Na quinta, vence um novo prazo para que os EUA punam mais US$ 16 bilhões em produtos chineses com tarifas de 25%, gesto que Pequim tende a retaliar na mesma proporção.

Os mercados da China mostraram volatilidade hoje, mas terminaram o pregão no azul. Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto subiu 1,11%, a 2.698,47 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,60%, a 1.451,07 pontos. No fim da semana passada, ambos os índices atingiram os menores níveis desde 2014.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng subiu 1,41% em Hong Kong, a 27.598,02 pontos, o sul-coreano Kospi exibiu alta marginal de 0,04% em Seul, a 2.247,88 pontos, e o Taiex também apresentou ligeiro ganho em Taiwan, de 0,08%, a 10.699,05 pontos.

Em Tóquio, a bolsa japonesa contrastou com as demais da região, contida pela força recente do iene frente ao dólar. O Nikkei caiu 0,32% nesta segunda, a 22.199,00 pontos. Já o volume de negócios, que envolveu apenas 983 milhões de ações, foi o segundo mais fraco do ano.

Na Oceania, o mercado da Austrália avançou apenas marginalmente, mas garantiu nova máxima em dez anos e meio. O S&P/ASX 200 subiu 0,09% em Sydney, a 6.345,00 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.