Finanças

Bolsas asiáticas sobem levemente, com ganhos limitados por geopolítica e covid-19

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em leve alta nesta quarta-feira, após os sólidos ganhos do pregão anterior, com investidores se mostrando mais cautelosos em meio a tensões geopolíticas e recentes surtos de coronavírus em partes da China e dos EUA.

Nos mercados chineses, o índice Xangai Composto subiu 0,14% hoje, a 2.935,87 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,29%, a 1.903,77 pontos.

+ Agrifatto: China nunca se mostrou com tanto apetite por carnes
+ Kim Yo-jong, a irmã cada vez mais poderosa do líder da Coreia do Norte

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng se valorizou 0,56% em Hong Kong, a 24.481,41 pontos, o sul-coreano Kospi mostrou alta de 0,14% em Seul, a 2.141,05 pontos, e o Taiex registrou ganho de 0,20% em Taiwan, a 11.534,59 pontos.

Exceção, a bolsa japonesa ficou no vermelho. O Nikkei caiu 0,56% em Tóquio, a 22.455,76 pontos, pressionado por ações de montadoras e de empresas aéreas.

O viés positivo na Ásia veio após mais um dia de valorização das bolsas de Nova York, que ontem avançaram em boa parte por causa de novos sinais de recuperação da economia dos EUA, evidenciados por um salto bem maior do que o esperado nas vendas do setor varejista americano. Recentes estímulos dos bancos centrais dos EUA e do Japão também ajudam a sustentar o apetite por risco.

Por outro lado, surgiram questões geopolíticas envolvendo Índia e China e as duas Coreias, que justificam o tom cauteloso de hoje. Além disso, permanecem no radar o ressurgimento da covid-19 em Pequim, a capital chinesa, e o aumento de casos da doença em Estados dos EUA que estão em processo de reversão de medidas de quarentena.

Na Oceania, a bolsa australiana terminou o dia em alta, após se recuperar de uma queda no meio do pregão. O S&P/ASX 200 avançou 0,83% em Sydney, a 5.991,80 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?