Finanças

Bolsas asiáticas sobem após Fed sinalizar que não tem pressa de elevar juros

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira, após a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Como era amplamente esperado, o Fed ontem voltou a elevar seus juros básicos em 0,25 ponto porcentual, mas sinalizou que o ritmo futuro de aumentos será gradual, o que agradou a maior parte dos investidores na Ásia.

Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,75%, a 3.266,01 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,96%, a 2.046,31 pontos.

Na esteira do Fed, o banco central chinês (PBoC) elevou os juros de curto prazo do sistema interbancário e de sua linha de crédito de médio prazo em 0,10 ponto porcentual, no segundo ajuste do tipo desde o fim de janeiro.



Em Tóquio, a percepção de que o Fed não terá pressa de aumentar juros pressionou algumas ações do setor financeiro japonês e o Nikkei fechou praticamente estável, com alta marginal de 0,07%, a 19.590,14 pontos.

Nesta madrugada, o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) decidiu deixar seus estímulos monetários inalterados e, posteriormente, o presidente do BC japonês, Haruhiko Kuroda, disse que a política acomodatícia atual será mantida até que a meta de inflação de 2% seja atingida “de forma estável”.

Em Hong Kong, o Hang Seng teve o melhor desempenho na região asiática, com alta de 2,08%, a 24.288,28 pontos, o maior nível em 19 meses. Em outras partes, o índice sul-coreano Kospi avançou 0,80% em Seul, a 2.150,08 pontos, enquanto o Taiex registrou ganho de 1% em Taiwan, a 9.837,83 pontos, e o filipino PSEi mostrou alta de 0,34% em Manila, a 7.278,60 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo terceiro dia seguido, impulsionada por ações de mineradoras e petrolíferas. O S&P/ASX 200 subiu 0,2% em Sydney, a 5.785,80 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago