As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, um vez que planos do governo dos EUA de gradualmente reabrir sua economia compensaram dados que mostraram uma acentuada contração econômica na China, devido à pandemia do novo coronavírus. Há relatos também sobre avanços em um tratamento para a doença, fator que contribuiu para o apetite por risco na região.

Na China continental, os ganhos foram moderados hoje: o índice Xangai Composto subiu 0,66%, a 2.838,49 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,34%, a 1.750,28 pontos.

+ COVID-19 provoca queda histórica da economia chinesa, a maior em 44 anos
+ Desemprego nos Estados Unidos atinge 22 milhões

Em outras parte da Ásia, a valorização foi mais robusta. O japonês Nikkei saltou 3,15% em Tóquio, a 19.897,26 pontos; o sul-coreano Kospi garantiu alta semelhante, de 3,09%, encerrando o pregão em Seul a 1.914,53 pontos; o Hang Seng avançou 1,56% em Hong Kong, a 24.380,00 pontos; e o Taiex subiu 2,14% em Taiwan, a 10.597,04 pontos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou ontem diretrizes para a reabertura da maior economia do mundo, após semanas de quarentena para tentar conter o avanço do coronavírus. Segundo Trump, o processo será gradual e ocorrerá em três fases.

Posteriormente, surgiram relatos de que um medicamento desenvolvido pela empresa americana de biotecnologia Gilead Sciences estaria mostrando eficácia no tratamento da covid-19, como é conhecida a doença causada pelo vírus.

Em meio ao noticiário encorajador dos EUA, investidores na Ásia receberam com relativa indiferença os números do Produto Interno Bruto (PIB) da China no primeiro trimestre. Entre janeiro e março, a segunda maior economia do mundo encolheu 6,8% ante o mesmo intervalo do ano passado, como resultado dos efeitos adversos do coronavírus, que teve origem na cidade chinesa de Wuhan. Trata-se da primeira queda do PIB chinês desde pelo menos 1992, mas analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam tombo bem maior no período, de 8,3%.

Na Oceania, a bolsa australiana também ficou no azul, embora tenha reduzido pela metade os ganhos que exibiu em seu melhor momento na sessão. O S&P/ASX 200 avançou 1,31% em Sydney, a 5.487,50 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.