As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, ainda repercutindo a notícia de que Estados Unidos e China vão retomar discussões comerciais no próximo mês e na esteira de dados positivos da economia americana.

Investidores estão mais esperançosos de que Washington e Pequim consigam eventualmente superar a disputa comercial que se desenrola desde meados do ano passado, após o Ministério de Comércio da China anunciar ontem que enviará representantes para a capital dos EUA em outubro para uma nova rodada de negociações comerciais.

O apetite por risco na Ásia também foi motivado por indicadores positivos dos EUA. Ontem, tanto a pesquisa da ADP sobre criação de postos de trabalho pelo setor privado quanto o índice ISM do setor de serviços vieram acima das expectativas.

Na manhã de hoje, o foco dos mercados globais será o relatório de emprego mensal dos EUA (o chamando “payroll”), que inclui números do setor público e tem forte influência na direção da política monetária do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central americano.

Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,46% hoje, a 2.999,60 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,36%, a 1.657,50 pontos.

Em Hong Kong, o Hang Seng teve alta de 0,66%, encerrando o pregão a 26.690,76 pontos. Os ganhos prevaleceram mesmo após a Fitch ter cortado o rating soberano de Hong Kong, de AA+ para AA, citando os meses de violentos protestos que dominaram o território semiautônomo nos últimos meses.

Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei se valorizou 0,54% em Tóquio, a 21.199,57 pontos, graças ao bom desempenho de ações de montadoras e de fabricantes de máquinas industriais, enquanto o sul-coreano Kospi subiu 0,22% em Seul, a 2.009,13 pontos, e o Taiex registrou alta idêntica de 0,22% em Taiwan, a 10.780,64 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo segundo dia consecutivo, seguindo o bom humor na Ásia. O S&P/ASX 200 avançou 0,52% em Sydney, a 6.647,30 pontos, renovando máxima em um mês. Com informações da Dow Jones Newswires.