As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira, seguindo o tom negativo dos mercados acionários europeus, que ontem recuaram em meio a um volume reduzido de negócios num dia de feriado nos EUA.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,01% hoje, a 21.925,10 pontos, depois de acumular robustos ganhos nos três pregões anteriores.

Segundo analistas, há temores no Japão de que a turbulência vista no começo de fevereiro – quando as bolsas de Nova York sofreram tombos históricos e pressionaram as ações globais, em especial as de Tóquio – possa não ter sido totalmente superada.

Em Hong Kong, cuja bolsa reabriu após quase uma semana sem operar devido ao feriado do ano-novo lunar – como também é conhecido o ano-novo chinês -, o Hang Seng recuou 0,78%, a 30.873,63 pontos, após uma sessão volátil em que chegou a mostrar queda de 1,3% e alta de 0,7%.

Os papéis do HSBC – maior banco europeu em ativos, mas com foco na Ásia – caíram mais de 3% em Hong Kong, após balanço revelar lucro anual antes de impostos abaixo do esperado.

O mesmo feriado de ano-novo manteve fechadas as bolsas da China continental e de Taiwan, que retomam atividades na quinta-feira e amanhã, respectivamente.

Na capital sul-coreana, Seul, o Kospi teve baixa de 1,13%, a 2.415,12 pontos, após avançar por quatro sessões consecutivas. Pesou uma queda de 2% na ação da Samsung Electronics, o principal componente do Kospi.

Exceção na região asiática, o filipino PSEi registrou leve alta de 0,14% em Manila, a 8.722,70 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou praticamente estável, à medida que uma recuperação nos negócios da tarde (pelo horário local) apagou quase integralmente as perdas de mais cedo. O S&P/ASX 200 teve baixa marginal de 0,01% em Sydney, a 5.940,90 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.