Finanças

Bolsas asiáticas seguem NY e fecham em baixa com incertezas sobre Trump

– As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, lideradas por Tóquio e seguindo o fraco desempenho dos mercados acionários de Nova York, em meio a uma reavaliação do otimismo com o governo do presidente americano, Donald Trump.

Dificuldades de Trump de obter apoio no Congresso para uma nova proposta de reforma na área de saúde geraram dúvidas sobre a capacidade do presidente dos EUA de seguir adiante com planos de cortar impostos e ampliar investimentos em projetos de infraestrutura.

No pregão de ontem, as bolsas em Wall Street tiveram perdas de cerca de 1,1% a 1,8%, mostrando seu pior desempenho no ano.

Em Tóquio, o índice japonês Nikkei caiu 2,13% hoje, a 19.041,38 pontos, registrando sua maior queda em quatro meses, enquanto em Hong Kong, o Hang Seng recuou 1,11%, a 24.320,41 pontos, depois de atingir os maiores níveis desde 2015 nas quatro sessões anteriores.



Na China continental, as perdas foram mais contidas, uma vez que o banco central chinês (PBoC) injetou 110 bilhões de yuans no sistema financeiro nos últimos três dias, aliviando um pouco as preocupações recentes com a liquidez. O Xangai Composto teve baixa de 0,5%, a 3.245,22 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto cedeu 0,3%, a 2.037,89 pontos.

Os negócios na Ásia também foram marcados por uma certa dose de cautela, após notícias de que a Coreia do Norte teria feito um novo teste com míssil, que aparentemente explodiu segundos após o lançamento, segundo autoridades dos EUA e da Coreia do Sul.

Entre bolsas menores da região asiática, o índice sul-coreano Kospi caiu 0,46% em Seul, a 2.168,30 pontos, enquanto o Taiex recuou 0,50% em Taiwan, a 9.922,66 pontos, e o filipino PSEi apresentou baixa de 0,93% em Manila, a 7.254,93 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana também foi influenciada por incertezas sobre Trump. Em Sydney, o S&P/ASX 200 teve queda de 1,6%, a 5.684,50 pontos, pressionado por ações de mineradoras e petrolíferas. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago