Finanças

Bolsas asiáticas iniciam semana com ganhos, após gestos de conciliação de Trump

As bolsas asiáticas iniciaram a semana em tom positivo, após recentes gestos de conciliação do presidente Donald Trump ajudarem a reduzir preocupações sobre os laços dos EUA com seus principais parceiros da região.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,41%, encerrando a segunda-feira a 19.459,15 pontos. Na China, o Xangai Composto avançou 0,63%, a 3.216,84 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto teve alta de 0,74%, a 1.964,75 pontos.

Após se reunir na sexta-feira com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na Casa Branca, Trump afirmou que as conversas foram “muito produtivas”. O republicano também declarou que os EUA apoiam 100% o Japão, “seu grande aliado”, depois que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico no Mar do Japão durante o fim de semana.

Antes disso, no fim da semana passada, Trump prometeu que a Casa Branca respeitará a política de uma “uma só China” – que considera Taiwan parte do país – durante conversa telefônica com o presidente chinês, Xi Jinping.

O apetite por risco na Ásia também se seguiu ao bom desempenho das bolsas de Nova York, que atingiram novos recordes de fechamento na sexta, em meio à perspectiva de que o governo dos EUA reduza impostos e flexibilize a legislação do sistema financeiro.

Entre outros mercados da região asiática, o Hang Seng registrou ganho de 0,58% em Hong Kong hoje, a 23.710,98 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi mostrou leve alta de 0,17% em Seul, a 2.078,65 pontos, o Taiex subiu 0,46% em Taiwan, a 9.710,32 pontos, e o filipino PSEi avançou 0,82% em Manila, a 7.294,67 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana se valorizou pelo quinto pregão consecutivo, impulsionada por ações de mineradoras. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,7% em Sydney, a 5.760,70 pontos, atingindo o maior nível em quatro semanas.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel