Finanças

Bolsas asiáticas fecham sem direção única, à espera de anúncio do Fed

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira, à espera do anúncio de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

A previsão é de que o Fed manterá os juros básicos nos níveis atuais, após elevá-los pela primeira vez em 13 meses em dezembro, mas investidores vão acompanhar de perto o comunicado do BC americano em busca de sinais de quantos aumentos poderão ocorrer este ano. A decisão do Fed será conhecida às 17h (de Brasília).

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,56%, a 19.148,08 pontos, apagando parte da queda de 1,69% do pregão anterior, em meio a previsões favoráveis de lucro de empresas japonesas. Na capital sul-coreana, Seul, o Kospi avançou 0,62%, a 2.080,48 pontos.

Já em Hong Kong, que hoje retomou os negócios após ficar sem operar nos últimos três dias devido ao feriado do ano novo lunar, o Hang Seng caiu 0,18%, a 23.318,39 pontos, enquanto em Manila, o filipino PSEi teve baixa apenas marginal, de 0,03%, a 7.227,45 pontos.

Os mercados chineses e de Taiwan permaneceram fechados, também em função do feriado de ano novo.

Indicadores chineses de atividade conhecidos como PMIs, divulgados no fim da noite de ontem, ficaram praticamente estáveis em janeiro, com ambos mostrando que tanto indústria quanto serviços continuaram se expandindo no mês passado.

Apesar do tom positivo das bolsas japonesa e sul-coreana, o clima na Ásia é de cautela, diante de preocupações com a postura agressiva do presidente dos EUA, Donald Trump, em determinados assuntos, como imigração e comércio.

Além disso, Trump criticou ontem Japão e China por “manipularem taxas de câmbio”, acusação que foi rechaçada nesta quarta pelo secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga.

Na Oceania, a bolsa australiana subiu hoje pela primeira vez na semana, impulsionada por ações de mineradoras e petrolíferas. O índice S&P/ASX 200 terminou o dia em Sydney com alta de 0,6%, a 5.653,20 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel