As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira, em meio a preocupações com o rumo da política monetária dos EUA e antes de uma reunião entre os presidentes americano, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, que começará mais tarde. Os mercados chineses, por outro lado, ampliaram ganhos recentes, ainda sustentados pela perspectiva de novos investimentos em infraestrutura.

Na ata da reunião de política monetária de março, divulgada ontem, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) surpreendeu ao indicar que poderá começar a reduzir seu balanço patrimonial de US$ 4,5 trilhões até o fim do ano, antes do que previam os analistas. O BC americano adquiriu amplos volumes de bônus durante e após a recessão de 2007 a 2009. No documento, o Fed também reiterou que deverá continuar elevando juros gradualmente.

O tom do Fed, considerado “hawkish” (favorável à retirada de estímulos), desencorajou investimentos em ativos considerados mais arriscados, como ações, durante os negócios da Ásia.

Há grande expectativa também para o aguardado encontro de dois dias de Trump e Xi Jinping. Os líderes das duas maiores economias do mundo deverão falar sobre assuntos cruciais, incluindo a situação do comércio e a ameaça nuclear da Coreia do Norte, que nesta semana realizou mais um teste com míssil.

O índice japonês Nikkei teve o pior desempenho na região asiática, com queda de 1,4%, a 18.597,06 pontos, fechando no menor nível desde 7 de dezembro. Em Hong Kong, o Hang Seng recuou 0,52%, a 24.273,72 pontos, enquanto em Seul, o sul-coreano Kospi caiu 0,37%, a 2.152,75 pontos. Em Taiwan, o Taiex registrou baixa de 0,52%, a 9.897,80 pontos, e em Manila, o filipino PSEi cedeu 0,25%, a 7.565,32 pontos.

Já na China, as bolsas subiram moderadamente, ampliando os ganhos de mais de 1% de ontem, ainda impulsionadas por uma notícia do último fim de semana de que o governo chinês pretende acelerar planos de desenvolver uma nova zona econômica numa área cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Pequim. O Xangai Composto subiu 0,33%, a 3.281,00 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,30%, a 2029.21 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana também foi influenciada pela ata do Fed e o S&P/ASX 200 caiu 0,3% em Sydney, a 5.856,30 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.