Finanças

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em baixa, à espera de Yellen

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira, com os investidores demonstrando cautela antes de discursos de autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que irá revisar sua política monetária em meados do mês.

Nos últimos dias, vários dirigentes do Fed fizeram comentários favoráveis à retomada da alta dos juros, que está interrompida desde dezembro. Hoje, a presidente do Fed, Janet Yellen, falará durante evento em Chicago, a partir das 15h (de Brasília). No mesmo horário, seu vice, Stanley Fischer, fará pronunciamento em Nova York.

Também há discursos previstos nesta sexta de um diretor e de duas autoridades regionais do Fed. O BC americano vai decidir sobre juros no próximo dia 15.

As perdas na região asiática vieram também na esteira da desvalorização das bolsas de Nova York, que ontem realizaram lucros após atingirem recordes de fechamento na sessão anterior.



Na China, o índice Xangai Composto caiu 0,36% hoje, a 3.218,31 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto contrariou o viés negativo da Ásia e subiu 0,21%, a 2.001,91 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve queda de 0,74%, a 23.552,72 pontos.

No mercado japonês, o Nikkei recuou 0,49% em Tóquio, encerrando o pregão a 19.469,17 pontos.

Entre outros índices acionários asiáticos, o sul-coreano Kospi teve baixa mais expressiva em Seul, de 1,14%, a 2.078,75 pontos, e o Taiex registrou perda de 0,45% em Taiwan, a 9.648,21 pontos, mas o filipino PSEi subiu 0,17% em Manila, a 7.247,12 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana foi pressionada por ações de mineradoras e o índice S&P/ASX 200 caiu 0,8% em Sydney, a 5.729,60 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago