As bolsas da Ásia e do Pacífico terminaram os negócios desta segunda-feira em alta, numa semana que tende a ser de liquidez reduzida em meio ao feriado do ano-novo lunar, que manterá os mercados chineses fechados até sexta-feira.

O Nikkei subiu 0,46% hoje em Tóquio, a 20.883,77 pontos, impulsionado por ações de corretoras e ligadas a commodities. A valorização do índice japonês, no entanto, foi limitada pela Sony, que despencou mais de 8% depois de cortar suas projeções de vendas e receitas operacional para o ano fiscal.

Em Hong Kong, o Hang Seng terminou o pregão com modesto ganho de 0,21%, a 27.990,21 pontos, graças ao bom desempenho da maior seguradora da região, a AIA, que saltou 3,6% e atingiu máxima em quase oito meses após receber o aval de autoridades chinesas para estabelecer dois novos escritórios de vendas.

Também em função do ano-novo lunar, como é conhecido o ano-novo chinês, o mercado de Hong Kong fechou mais cedo hoje e só voltará a operar na sexta. O de Taiwan, assim como as bolsas da China continental, ficará inativo a semana inteira. Na Coreia do Sul, um feriado local manterá a Bolsa de Seul fechada até quarta.

Dados de atividade divulgados no fim de semana mostraram que o setor de serviços da China desacelerou no mês passado, embora não de forma tão marcante quanto o segmento industrial. O chamado índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços chinês caiu de 53,9 em dezembro para 53,6 em janeiro, segundo pesquisa da IHS Markit em parceria com a Caixin Media. Apesar da queda, a leitura acima de 50 indica que o setor se expandiu em janeiro, ainda que em ritmo mais fraco do que no mês anterior.

Na Oceania, a bolsa australiana foi impulsionada por ações de grandes bancos domésticos e de petrolíferas. O índice S&P/ASX 200 avançou 0,48% em Sydney, a 5.891,20 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.