A Bolsa de Tóquio fechou em leve alta nesta segunda-feira, mas renovou o maior nível em 15 meses, sustentada pelo bom desempenho de grandes consumidores de petróleo.

Em dia de liquidez reduzida, o Nikkei subiu 0,15% hoje, a 19.633,75 pontos, o maior patamar desde dezembro de 2015. Na semana passada, o índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão acumulou valorização de 0,7%.

O mercado japonês abriu em ligeira baixa, mas conseguiu se recuperar durante o pregão, à medida que uma forte queda recente nos preços internacionais do petróleo beneficiou grandes consumidores da commodity, como empresas dos setores químico, aéreo e elétrico.

Destacaram-se em alta a Sumitomo Chemical (+2,9%), a Japan Airlines (+1,1%) e a Chubu Electric Power (+2,3%). Segundo analistas, a diminuição nos custos de energia traz benefícios para o Japão, que é pobre em recursos naturais.

O volume de negócios em Tóquio nesta segunda foi o terceiro menor desde o início do ano, com apenas 1,47 bilhão de ações trocando de mãos.

Por outro lado, várias ações financeiras e de companhias de eletrônicos caíram na bolsa japonesa, após dados de emprego divulgados nos EUA na sexta-feira não reforçarem expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) fará este ano mais elevações de juros além da que é amplamente esperada para esta quarta-feira (15). Fonte: Dow Jones Newswires.