A Bolsa de Tóquio fechou em alta moderada nesta terça-feira, à medida que a perspectiva de juros mais altos nos EUA e a valorização do dólar frente ao iene durante a madrugada impulsionaram ações dos setores financeiro e automotivo.

O índice Nikkei subiu 0,68%, encerrando o dia a 19.381,44 pontos, após registrar ganho marginal de 0,09% no pregão anterior.

Entre seguradoras, destacaram-se hoje a T&D Holdings (+1,7%) e a Sompo Holdings (+2,1%). Já entre montadoras, tiveram bom desempenho a Suzuki (+2,5%) e a Mitsubishi (+2,1%).

Resona Holdings e Sumitomo Mitsui Financial Group, por sua vez, avançaram 1,5% e 0,4%, respectivamente, após notícia de que os dois grupos bancários negociam uma fusão de três bancos regionais na região de Kansai, no oeste do Japão.

Segundo analistas, expectativas de novos estímulos fiscais nos EUA continuam a alimentar o apetite por ações, mas preocupações com o cenário político, em especial com a eleição presidencial na França, e com futuras políticas comerciais de Washington têm limitado os ganhos no mercado japonês. Fonte: Dow Jones Newswires.