A Bolsa de Tóquio fechou em alta moderada nesta quinta-feira, após dados fortes sobre criação de empregos no setor privado dos EUA gerarem otimismo em relação à economia norte-americana e impulsionarem o dólar frente ao iene.

O índice Nikkei subiu 0,34% hoje na capital japonesa, a 19.318,58 pontos, interrompendo uma sequência de quatro pregões em baixa.

O indicador do mercado de trabalho dos EUA não apenas fortaleceu o dólar como deu novo impulso aos rendimentos dos Treasuries. Com isso, cresceram ainda mais as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) voltará a elevar juros na reunião dos próximos dias 14 e 15.

O maior otimismo com os EUA, assim como a perspectiva de juros mais altos e o enfraquecimento do iene, favoreceu ações do setor eletrônico em Tóquio nesta quinta. A fabricante de semicondutores Renesas Electronics teve robusta alta de 5,1%, enquanto a companhia de produtos ópticos Olympus avançou 3,7%.

De qualquer forma, incertezas sobre o ritmo futuro de aperto monetário nos EUA continuaram limitando os ganhos no mercado japonês.

Já a petrolífera Inpex caiu 1,2%, após os preços internacionais do petróleo sofrerem um tombo de mais de 5% na sessão de ontem. Fonte: Dow Jones Newswires.