A Bolsa de Tóquio fechou em alta marginal nesta terça-feira, em meio a expectativas renovadas de futuros aumentos de juros nos EUA e após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar um plano de forte ampliação dos gastos militares.

O Nikkei teve leve valorização de 0,06%, terminando o pregão a 19.118,99 pontos. Ontem, o índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão havia caído 0,91%.

Comentários favoráveis a novas elevações de juros do presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Dallas, Robert Kaplan, ajudaram a impulsionar ontem os juros dos Treasuries e o dólar em relação ao iene, favorecendo os papéis de alguns setores no mercado japonês.

A companhia de eletrônicos Sharp avançou 1,8% hoje, enquanto a fabricante de equipamentos de construção Komatsu também subiu 1,8% e a corretora Nomura Holdings registrou ganho de 1,2%.

Já empresas ligadas à área de defesa foram beneficiadas por um anúncio de Trump de que ele pretende ampliar os gastos militares dos EUA em US$ 54 bilhões. Foi o caso da IHI (+3,6%) e da Kawasaki Heavy Industries (+1,4%).

No fim da noite desta terça, Trump fará um discurso ao Congresso em Washington e investidores têm esperanças de que o republicano mencione detalhes de seus planos fiscal ou de desregulação financeira. Fonte: Dow Jones Newswires.