A Bolsa de Tóquio fechou em alta moderada nesta segunda-feira, à medida que ações financeiras avançaram em meio a expectativas de flexibilização de regras do setor nos EUA, o que acabou compensando o fraco desempenho de papéis da indústria de eletrônicos.

O Nikkei subiu 0,31%, encerrando o pregão a 18.976,71 pontos. Na semana passada, o índice das ações mais negociadas na capital japonesa acumulou desvalorização de 2,82%.

Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou decretos para começar a reverter restrições no sistema financeiro do país, impulsionando ações de bancos negociadas em Nova York.

Seguindo o movimento de Wall Street, destacaram-se hoje no mercado japonês Mitsubishi UFJ Financial Group (+3,4%), Japan Post Insurance (+2%) e Nomura Holdings (+1,2%).

O dólar, porém, se enfraqueceu ante o iene durante a madrugada, após os últimos números do mercado de trabalho dos EUA mostrarem forte criação de empregos, mas também tímido avanço nos salários, reduzindo as chances de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) eleve juros no curto prazo.

Como resultado, papéis de empresas ligadas à área de eletrônicos tiveram perdas em Tóquio nesta segunda. Foi o caso da Mitsubishi Electric (-1,7%) e da Shin-Etsu Chemical (-1,4%). Fonte: Dow Jones Newswires.