A Bolsa de Tóquio fechou em alta moderada nesta quarta-feira, à medida que previsões favoráveis de empresas japonesas contrabalançaram preocupações com as políticas comercial e de imigração do presidente dos EUA, Donald Trump, e com indicadores fracos da economia norte-americana.

O Nikkei subiu 0,56%, encerrando o pregão a 19.148,08 pontos. Ontem, o índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa havia caído 1,69%.

Várias empresas japonesas anunciaram projeções que ajudaram a impulsionar as ações em Tóquio.

A montadora Mitsubishi, por exemplo, saltou 12%, após reduzir sua previsão de prejuízo para o ano fiscal que se encerra em março. Já a fabricante de componentes de automação Omron avançou 6,5%, depois de elevar sua projeção de lucro para o mesmo período.

Um sentimento de cautela, porém, limitou os ganhos na bolsa japonesa. Além de temores causados pela postura agressiva de Trump em determinados assuntos, como imigração e comércio, dados econômicos decepcionantes publicados ontem nos EUA reduziram as expectativas de um ambiente de juros mais altos.

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) anuncia decisão de política monetária na tarde de hoje e a previsão é de que a instituição deixará seus juros básicos inalterados, após elevá-los pela primeira vez em 13 meses em dezembro. Fonte: Dow Jones Newswires.