A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta quarta-feira, após a presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, comentar sobre a possibilidade de mais elevações de juros, gerando otimismo sobre a recuperação da economia norte-americana.

O índice Nikkei subiu 1,03%, a 19.437,98 pontos, praticamente apagando a queda de 1,13% do pregão anterior.

Em depoimento ontem, Yellen sinalizou que o Fed poderá considerar um novo aumento de juros em sua próxima reunião, em março. O gesto sugere que a economia dos EUA está forte o suficiente para que o Fed prossiga com a normalização da política monetária.

A perspectiva de um ambiente de juros mais altos impulsionou ações do setor financeiro em Tóquio, em especial de seguradoras. A Dai-ichi Life Holdings e a T&D Holdings avançaram 4,5% e 5,3%, respectivamente.

Já o dólar se fortaleceu em relação ao iene na esteira da fala de Yellen, favorecendo exportadoras negociadas no mercado japonês. Foi o caso da Panasonic (+3,2%), da Murata Manufacturing (+2,8%) e da Honda (+0,86%).

Por outro lado, os papéis da Toshiba sofreram um tombo de 8,7% hoje, após a empresa projetar uma baixa contábil de US$ 6,3 bilhões em ativos de energia nuclear. Fonte: Dow Jones Newswires.