A Bolsa de Tóquio fechou em alta significativa nesta quarta-feira, impulsionada por expectativas de novas altas de juros e de estímulos fiscais nos EUA.

O Nikkei subiu 1,44%, encerrando o pregão a 19.393,54 pontos. Ontem, o índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão havia registrado alta marginal de 0,06%.

Comentários favoráveis ao aperto da política monetária nos EUA reforçaram previsões de novos aumentos de juros, impulsionando os juros dos Treasuries e o dólar em relação ao iene. Ontem, o presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Nova York, William Dudley, disse que a próxima elevação de juros do Fed está mais próxima.

A perspectiva de um ambiente de juros mais altos favoreceu hoje os papéis de seguradoras japonesas, caso da Dai-ichi Life Holdings (+2,7%) e da T&D Holdings (+2,6%).

Já o enfraquecimento do iene em relação ao dólar beneficiou ações dos setores de eletrônicos e automotivo. A fabricante de semicondutores Renesas Electronics saltou 3,7% e a Fuji Heavy Industries, que produz os carros da marca Subaru, avançou 3,3%.

O mercado japonês também reagiu a um discurso do presidente dos EUA, Donald Trump. Em pronunciamento ao Congresso, Trump renovou a promessa de investir em infraestrutura e de reduzir impostos.

Na área de infraestrutura, destacaram-se em Tóquio a fabricante de equipamentos de construção Komatsu (+3,2%) e a siderúrgica Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp. (+1,5%). Fonte: Dow Jones Newswires.