A Bolsa de Tóquio fechou em alta significativa nesta quinta-feira, apagando parte das perdas de 3,4% que acumulou nos três pregões anteriores. O Nikkei subiu 1,47% hoje, a 21.464,98 pontos.

A recuperação do índice japonês acompanhou o bom desempenho dos mercados acionários de Nova York, que ontem avançaram mais de 1% e ampliaram a valorização recente para o quarto dia seguido, após os históricos tombos que haviam sofrido na semana passada.

Além disso, fortes balanços corporativos divulgados no Japão ajudaram a dar sustentação ao Nikkei, que nos últimos dois dias havia atingido mínimas em quatro meses.

Destacaram-se hoje em Tóquio a fabricante de bebidas Kirin (+7%), que anunciou aumento de dividendos e planos de recomprar 5,5% de suas ações no mercado, além da agência de emprego Recruit (+6,2%) e da seguradora Dai-ichi Life (+5%), cujos balanços trimestrais foram bem recebidos.

O iene, porém, manteve a tendência recente de fortalecimento ante o dólar durante a madrugada, fator que pressionou o Nikkei nas últimas sessões. Fonte: Dow Jones Newswires.