A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta sexta-feira, em clima de cautela antes de um discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen.

O Nikkei caiu 0,49%, encerrando o pregão a 19.469,17 pontos. Ao longo da semana, porém, o índice das ações mais negociadas na capital japonesa acumulou valorização de 0,96%.

Nos últimos dias, especulação de que o Fed poderá voltar a elevar juros na reunião de março ajudou a impulsionar os juros de bônus soberanos e o dólar em relação ao iene, favorecendo ações financeiras e de exportadoras no mercado japonês. Ontem, o Nikkei atingiu o maior nível em dois meses.

Hoje, porém, o entusiasmo perdeu força à medida que investidores se mostraram cautelosos antes do pronunciamento de Yellen, que deverá começar às 15h (de Brasília). Nesta semana, vários dirigentes do Fed indicaram ser favoráveis a um novo aumento de juros. O Fed tem reunião de política monetária nos próximos dias 14 e 15.

Destacaram-se em baixa em Tóquio ações da indústria petrolífera, como da Inpex (-2,4%) e da JX Holdings (-1,7%), após os preços do petróleo caírem mais de 2% nos negócios de ontem.

O setor de eletrônicos também teve fraco desempenho na bolsa japonesa, caso da Kyocera (-1,9%) e da Tokyo Electron (-1,4%).

Por outro lado, a Nintendo saltou 3,7%, após lançar hoje seu novo console de videogame, o Switch. Fonte: Dow Jones Newswires.