A Bolsa de Tóquio fechou em baixa significativa nesta terça-feira, com investidores se mostrando cautelosos antes de um testemunho da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen.

O índice Nikkei caiu 1,13%, a 19.238,98 pontos, apagando a valorização de 0,41% de ontem.

O mercado japonês abriu em alta, ainda sustentado pela avaliação positiva do encontro da semana passada entre o primeiro-ministro Shinzo Abe e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington. Em discurso no Parlamento japonês, Abe disse hoje que a Casa Branca aprova a estratégia econômica de Tóquio.

Ao longo do pregão, no entanto, a bolsa reverteu a trajetória em Tóquio, à medida que um sentimento de cautela dominou os negócios antes da fala de Yellen. A chefe do Fed inicia nesta terça dois dias de testemunhos no Congresso norte-americano e a expectativa é que ela fale sobre a perspectiva dos juros e da economia dos EUA.

Destacaram-se em baixa hoje a Nikon, cujas ações sofreram um tombo de 15%, após a fabricante de câmeras elevar a projeção de prejuízo para o ano fiscal que se encerra em março, e a companhia de eletrônicos Toshiba, que mostrou queda de 8%, depois de anunciar que vai atrasar a publicação de seu último balanço trimestral, previsto originalmente para hoje. Fonte: Dow Jones Newswires.