A Bolsa de Tóquio fechou praticamente estável nesta sexta-feira, em meio a balanços positivos de empresas japonesas e preocupações com as políticas do presidente dos EUA, Donald Trump. Os negócios na capital do Japão também foram marcados por cautela antes da divulgação de novos números do mercado de trabalho norte-americano.

O Nikkei teve alta apenas marginal, de 0,02%, encerrando o pregão a 18.918,20 pontos. Ao longo da semana, o índice acumulou desvalorização de 2,82%.

O mercado japonês foi basicamente sustentado por bons resultados financeiros de várias companhias, incluindo a fabricante de fios elétricos Sumitomo Electric Industries e a empresa de cosméticos Kao.

Os papéis da Sumitomo Electric saltaram 5,9%, após a empresa divulgar avanço de 11% no lucro do período de nove meses encerrado em dezembro. Já os da Kao avançaram 4,4%, depois de a companhia revelar alta de 20% em seu lucro anual.

Outro destaque positivo na bolsa japonesa foi a Sony, que subiu 5%, após a fabricante de eletrônicos prever que terá lucro no ano fiscal até março, apesar de uma baixa contábil de quase US$ 1 bilhão em sua divisão de filmes e programas de TV.

Por outro lado, muitos investidores em Tóquio preferiram se manter às margens do pregão, à espera do relatório de emprego mensal dos EUA, que será divulgado no fim da manhã. Além disso, continuaram pesando incertezas relacionadas a políticas e comentários de Trump, que tem reunião prevista com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, no próximo dia 10. Fonte: Dow Jones Newswires.