Finanças

Bolsa de Tóquio fecha em alta pela 8ª vez seguida e bate nova máxima em 21 anos

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou nesta quinta-feira em alta de 0,35%, em 20.954,72 pontos. Com isso, a praça japonesa avançou pela oitava sessão consecutiva, a maior sequência do tipo desde dezembro, além de atingir nova máxima em 21 anos.

A Bolsa de Tóquio subiu mesmo diante da valorização do iene, que tende a pressionar as ações de exportadoras japonesas. O iene se fortaleceu após o dólar mostrar certa fraqueza depois da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), segundo a qual os dirigentes estão atentos à trajetória da inflação antes de tomar qualquer decisão sobre uma nova alta de juros.

No Japão, o mercado é beneficiado pelas pesquisas que mostram o grupo do premiê Shinzo Abe como favorito para as eleições parlamentares de 22 de outubro. Investidores gostaram da notícia, já que o mandato de quase cinco anos de Abe é visto como um período de estabilidade, em um país com tradição de turbulências políticas. Fonte: Dow Jones Newswires.