Finanças

Bolsa de Tóquio fecha em alta, com ganho de força no fim do pregão

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou nesta sexta-feira em alta de 0,96%, em 21.155,18 pontos. Os operadores impulsionaram a praça japonesa na segunda metade do pregão e, com o impulso perto do fim dos negócios, o Nikkei atingiu altas não vistas desde 1996, superando de maneira sólida o nível dos 21 mil pontos. Papéis do setor de varejo se destacaram.

Investidores continuam a mostrar otimismo com as eleições previstas para o Japão, diante da expectativa de que o partido do premiê Shinzo Abe tenha um resultado forte. Além disso, números de exportações do país mostram-se fortes e o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) mantém sua política monetária mais relaxada. Nesta sexta-feira, dados positivos da balança comercial da China também colaboraram.

Analistas ponderam, porém, que na segunda-feira o iene mais forte pode influir na Bolsa de Tóquio, que sobe há nove sessões consecutivas. A força da moeda tende a pressionar as ações de exportadoras japonesas. Mas se ainda assim o Nikkei subir pela décima vez consecutiva, ele atingirá uma marca que não é vista desde maio de 2015. Fonte: Dow Jones Newswires.