A Bolsa de Tóquio fechou em baixa significativa nesta quinta-feira, à medida que recentes críticas do presidente dos EUA, Donald Trump, à política cambial do Japão pesaram sobre o dólar.

O Nikkei recuou 1,22%, encerrando o dia abaixo da importante marca de 19.000 pontos, a 18.914,58 pontos. Ontem, o índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa havia subido 0,56%.

Na terça-feira, Trump criticou Japão e China por “manipularem taxas de câmbio”, acusação que foi rechaçada por autoridades em Tóquio.

“Os comentários de Trump deixaram o mercado instável”, avaliou Mitsushige Akino, gestor-chefe de fundos da Ichiyoshi Asset Management.

O dólar se enfraqueceu ante o iene durante a madrugada, após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) não dar sinais de quando pretende voltar a aumentar juros. Ontem, o Fed decidiu manter seus juros básicos nos níveis atuais, após elevá-los pela primeira vez em 13 meses em dezembro.

O iene valorizado tende a ser negativo para as exportações japonesas.

O setor eletrônico liderou as perdas hoje em Tóquio: TDK caiu 5,3%, Mitsubishi Electric perdeu 4,8% e Renesas Electronics cedeu 3%. Fonte: Dow Jones Newswires.